A Tica E A Religi O
Assim, é preciso definir ética e religião. Enquanto uma trata da razão e experiência a outra consiste na revelação, uma espécie de verdades e leis que levam a estabelecer e regulamentar deveres do homem para com Deus, ou seja valores e condutas.
Em regra a religião sempre existiu, mesmo nos tempos mais remotos não se ouviu falar em uma cidade sem a existência de um ou mais deuses e templos ou locais de adoração. A religião é sem dúvida norteada por preceitos éticos, no qual impõe aos seus crentes a sua ética. Desta forma nos leva a crer que a religião pode contribuir para a moral, de múltiplos modos.
Essa ética religiosa faz com que o crente tenha motivos não só para ser ético, mas o faz crer em uma plena realização da pessoa humana, uma vez que Deus quer ver o homem feliz e realizado em plenitude.
A responsabilidade cristã evidencia que a medida em que o homem se aproxima de Deus também se torna próximo a uma identidade moral, no entanto, a controvérsias e variantes que mesmo não sendo crente o homem pode conciliar em seu dia a dia fundamentos da moral e da justiça.
Vale lembrar que diante do pensamento em que não é fundamental ter uma religião para ser ético, mesmo uma sociedade de ateus precisa de normas para se nortear.
É por isso irônico diante da era de tantas incertezas capitalistas em que vivemos afirmar uma certeza absoluta dentro da nossa certeza própria.
Em suma, isso nos leva a refletir sobre estarmos organizados e programados para pensar ou agir de acordo com um formato preestabelecido de certo ou errado, e que se tem urgência em que caiam as travas e venham as reformas e processos de um melhor código de valores éticos e morais.