A Tica E A Corrup O
Acostumados com a famosa frase criar dificuldade para vender a facilidade, não é incomum vermos Empresários destinar verbas para subornos de autarquias em suas diversas esferas, sendo elas Federais, Estaduais, ou Municipais. A frase mais utilizada é : -“ O dinheiro do Fiscal”.
Cada vez que isto acontece, movimentamos a máquina da corrupção do País, não como vítimas, mas como Agentes Ativos deste hábito. Visto que, como ensina o mestre Adam Smith quando não há procura, não há oferta, ou seja: Caso não façamos a parte que nos compete com referência a cumprir todos os requisitos para a abertura de uma empresa, não há como se cobrar propina para facilitação ou ainda o fechar dos olhos para a falta de requisitos.
Aprendemos desde sempre, que caso não consigamos preencher todos os requisitos exigidos para um determinado fim, neste caso a inauguração de uma loja de telefonia celular, com o “jeitinho brasileiro” tudo se resolve. E neste caso, entenda-se como jeitinho subornar, burlar, se vender e se tornar corruptos.
Ainda hoje somos um País de corruptos, onde não é raro enaltecer aquele que rouba mais faz, ou ainda aquele que rouba menos ou pouco. Quando na verdade seria obrigação não roubar nada.
Dizer que uma de suas qualidades é ser honesto, é um erro, visto que honestidade não é e nunca foi qualidade e sim obrigação.
A ética é se preparar, se adequar e preencher todos os requisitos exigidos para o estabelecimento de um comércio, ou continuaremos a ver casos como o da Boate Kiss se repetir no País onde dezenas de jovens vidas foram encerradas por falta de preencher requisitos para o funcionamento de uma casa de espetáculos.
De repente você pode dizer: - Ah mas qual prejuízo uma Loja de Aparelhos de Telefonia Celular pode trazer caso não esteja totalmente legalizada ? A resposta é depende da ocasião: Imagine um Shopping Center onde as lojas não possuem extintores de incêndio, em caso de um eventual início de propagação de fogo, não poderia