A Tica Na Pesquisa Cientifica Em Tempos De Plagio
Há uma preocupação nas áreas e ramos da ciência relacionados ao plagio, que está presente em vários trabalhos e pesquisas que na realidade deveriam ser seriamente escritos e éticos. Ao fazer a pesquisa usando obras de outros autores sem citar fontes, apenas mudando palavras, frases ou as vezes nem isso a pessoa esta faltando com a verdade e acaba deixando seu trabalho ofensivo por este motivo.
A falta de ética na pesquisa cientifica, indica que há falta de capacidade do pesquisador, e esta certificando sua incapacidade ao pegar algo pronto sem autorização e sem citar fontes, acabando a se submeter a algo ilegal. O plagio acaba por revelar desonestidade intelectual.
Paiva (2005) coloca que os livros brasileiros analisados, em sua maioria na área de ciências sociais, ensinam a elaborar projetos de pesquisa, mas, quando tratam da coleta e análise dos dados, o alvo é apenas orientar o leitor a ser bem-sucedido em sua pesquisa, não abarcando como, por exemplo, o modo de executar essa coleta de dados e nem mesmo os cuidados e precauções ao analisar esses dados.
A ética não deve estar presente apenas ao elaborar trabalhos ou pesquisas e sim em nossas vidas.
Desenvolvimento
Ética
A ética baseia-se em virtude e moral, Segundo Chauí (1994, p. 340), o termo ético advém do sentido grego de ethos: “caráter, índole natural, temperamento”. A ação ética ancora-se, pois, na intencionalidade da ação, na relação da consciência para consigo mesmo, na integridade do ser humano frente a seus semelhantes.
Ética é tudo o que é feito certo sem que os outros estejam monitorando, por exemplo, ao ir a alguma conveniência e receber o troco errado, neste caso a mais, nosso dever é voltar e devolver o dinheiro que teria vindo a mais, isso é ser ético.
Plágio
Descrevendo o plágio GARSCHAGEN, 2006 (apud Rosales et al 2008.) define como o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra sem que sejam dados os