A TESTEMUNHA
O filme A Testemunha foi o ganhador dos Oscar de Melhor roteiro Original e o de melhor montagem em 1986, mas tiveram ainda outras seis indicações, incluindo a de melhor filme. Como seu titulo indica a base de enredo é uma testemunha ocular de um crime.
Logo após ficar viúva Rachel Lapp decide fazer uma viagem com seu filho de oito anos, Samuel Lapp, até Baltimore. Ambos vivem em uma comunidade amish, na Pensilvânia, e o objetivo da viagem é visitar sua irmã que mora na comunidade de lá. Os amish formam uma comunidade peculiar, com leis próprias e estilo de vida alheio a qualquer forma de vaidade, sendo facilmente reconhecidos por sua forma de vestir e portar-se. Ocorre que na estação de trem na Filadélfia, enquanto aguardam o trem para Baltimore, o jovem Samuel vai ate o banheiro e acaba sendo a testemunha ocular de um assassinato. A vitima é um policial que tem sua garganta cortada.
As investigações acerca do assassinato do policial ficam a cargo do detetive Jonh Book. Ao conversar com Samuel obtém a informação de que o assassino é um homem negro e alto. Para tentar achar o assassino Book leva o menino junto com ele até um bar onde pega um suspeito usual, que não é reconhecido pelo garoto. Leva-o então ate a delegacia, onde apresenta alguns suspeitos e as fotos de criminosos fichados, mas Samuel não reconhece nenhum como sendo o assassino.
Ao receber um telefonema Book deixa Samuel mais á vontade, que passa a andar pela central de policia observando tudo, ate parar em frente a um armário com algumas condecorações e uma do detetive McFee. A foto estampada numa noticia de jornal enaltece o trabalho de McFee na divisão de narcóticos. A expressão de Samuel deixa claro para Book que é o colega de trabalho o assassino.
Book tem claro que se trata de uma revelação bastante séria e em segredo passa a informação para Paul Schaeffer, seu chefe, que promete que era investigar o caso. Porem, logo em seguida, Book quase é morto por McFee, ficando