A terceirização
Alessandra Soares da Rosa
Bruno Henrique Venturini
Camila de Oliveira
Carolina Ortigara
Fernanda Szardlewski
Kathrein Rodrigues
Kaue Gidel
Porto Alegre, 12 de Maio/2015
TERCEIRIZAÇÃO, O QUE É?
Fonte 1
A terceirização (outsourcing) é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para manter-se focada na função central do seu negócio. (Thais Pacievitch, site Infoescola).
Fonte 2
Um neologismo cunhado a partir da palavra “terceiro”, entendido com intermediário, interveniente, que, na linguagem empresarial, caracteriza-se como uma técnica de administração através da qual se interpõe um terceiro, geralmente uma empresa, na relação típica de trabalho (empregado versus empregador). ( Cavalcanti Júnior , 1996, p. 11).
Fonte 3
Terceirização é um método de gestão em que uma pessoa jurídica pública ou privada transfere, a partir de uma relação marcada por mútua colaboração, a prestação de serviços ou fornecimento de bens a terceiros estranhos aos seus quadros. Esse conceito prescinde da noção de atividade-meio e atividade-fim para ser firmado, uma vez que tanto podem ser delegadas atividades acessórias quanto parcelas da atividade principal da terceirizante. (RAMOS,2001).
Definição grupo
Resumindo, definimos terceirização como um processo de transferência, dentro da empresa, de funções que podem ser executadas por outras empresas.
Utilidade
A terceirização garante bons frutos às organizações, pois promove o enxugamento da estrutura. As empresas, muitas vezes, vivem afogadas em unidades, rotinas e pessoas que poderiam ser destinadas a outras atividades, ou desligadas e, até mesmo, a repassadas a outras empresas, pela transferência a terceiros. Isso incentiva a organização a focar o que