A teoria moderna
Não foi acidentalmente que Darwin escolheu o termo seleção natural para descrever seu modelo de evolução através de taxas diferenciais de produção de variantes diferentes na população.
1.Principio da variação. Entre indivíduos dentro de uma população, há uma variação em morfologia, fisiologia e comportamento.
2.Principio de hereditariedade. A prole se assemelha a seus genitores mas que se assemelha a indivíduos não aparentados.
3.Principio da seleção algumas formas são melhor sucedidas em sobrevivência e reprodução que outras formas em um determinado ambiente.
Um processo seletivo pode produzir mudanças na composição da população, se todos os indivíduos forem idênticos, diferencial de indivíduos pode afetar a
A genética de populações é o estudo da variação herdada é sua modulação no tempo e no espaço.
A genética de populações necessariamente lida com a variação genotípica, mas, por definição apenas a variação fenotípica pode ser observada. A relação entre fenotípica fenótipo e genótipo varia em simplicidade de características a características, em um extremo o fenótipo pode ser a sequencia observada do DNA de um trecho do genoma neste caso a distinção entre genótipo e fenótipo desaparece, as variações na produtividade, na taxa de crescimento, na forma do corpo, na taxa metabólica e no comportamento que constituem as diferenças obvias entre variedades e espécies.
Note que a uma variação entre