A Teoria Geral de Sistemas
Sistemas é um conjunto de elementos interdependentes que se interagem formando um todo organizado, com intuito de alcançar um objetivo ou finalidade. Cada sistema é constituído de subsistemas e ao mesmo tempo faz parte de um sistema maior, esses sistemas existem em um ambiente que é tudo o que existe fora e ao redor do sistema,e são influenciados por ele, e os limites ou fronteiras definem o que é o sistema e o que é ambiente (CHIAVENATO, 2003).
Os sistemas são caracterizados por seus componentes isto é parâmetros, onde estes são: Entrada, impulso de partida que fornece energia ou informação para a operação do sistema; Saída ou resultado, os resultados de um sistema são as saídas; Processamento, é a maneira como os componentes se relacionam, para criar uma seqüência de operações ou procedimentos que produzem os resultados esperados; Controle:inspira-se no principio d feedback, que produz a informação necessária para que o sistema seja capaz de regular seu próprio funcionamento; e Ambiente, meio que envolve externamente o sistema, servindo como fonte de energia, materiais e informações, a sobrevivência do sistema depende da sua capacidade de adaptar-se, mudar e responder às exigências do ambiente externo( CHIAVENATO, 2003; MAXIMIANO, 2009).
Quanto a natureza dos sistemas eles podem ser fechados ou abertos, onde o sistema fechado não é influenciado pelo seu ambiente externo e não interage com ele. O sistema aberto ao contrário do sistema fechado está