A Teoria do Neoliberalismo e sua influencia no Brasil e no Mundo
I- NEOLIBERALISMO
INTRODUÇÃO
O que é? Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalista que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
O neoliberalismo foi um agrupamento de pensamentos políticos e econômicos baseados no capitalismo que se destacou em 1970, a partir do economista Milton Friedman para amenizar e erradicar a crise econômica mundial de 1973, e sua inflação resultante da grande quantidade de impostos, alta cobrança de taxas e outros.
Através do neoliberalismo percebe-se o incentivo a mudanças, o favorecimento ao progresso, a necessidade de remanejar gastos, a competição por privilégios entre autoridades sociais e governamentais. Estas percepções foram específicas nos diferentes países em que aconteceu.
O neoliberalismo sofreu forte oposição dos conservadores que defendiam a omissão total do governo em relação à situação econômica do país, o que foi bastante visível na década de 80, quando os neoliberais conseguiram reverter a política governamental dos Estados Unidos e do Reino Unido.
No Reino Unido, o estado se fez um mal necessário com restrição de limites além da formação do Partido Trabalhista e do Partido Conservador. Nos Estados Unidos, os Partidos Republicanos e Democratas que dominavam a política, tomando por base o liberalismo, se conflitavam em relação à posição do estado, pois os democratas acreditavam na ampla atuação do governo enquanto os republicanos defendiam a limitação da atuação governamental.
Características:
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e