A teoria de FIRO
Fundamental Interpersonal Relationships Orientation
A teoria FIRO é uma teoria dos relacionamentos interpessoais criada pelo Dr Will Schutz, Ph.D. e introduzida no Estados Unidos em 1958 através da sua obra FIRO: A Three-Dimensional Theory of Interpersonal Behavior (FIRO-Uma teoria tridimensional do comportamento interpessoal).
A teoria oferece uma abordagem científica que permite perceber de forma simples a dinâmica do comportamento humano. Oferece também ferramentas de fácil operacionalização que permitem uma aplicação concreta da teoria respondendo à problemáticas diversificadas, tais como por exemplo a resolução de conflitos, o trabalho em equipe ou o desenvolvimento de liderança. O instrumento mais popular é o Element B (B de Behaviour - Comportamento).
Visão geral
A teoria FIRO identifica 3 necessidades fundamentais comuns a todos os seres humanos: a necessidade de se sentirem importantes, competentes e simpáticos (necessidade de afecto). Consoante esta teoria, estas necessidades exprimem-se através de 3 níveis de interacção: os comportamentos, os sentimentos e o auto conceito. Em cada dimensão o ser humano evolui dentro de 3 zonas: a inclusão, o controlo e a abertura. A fim de obter um auto conceito (imagem de si próprio) satisfatório o ser humano procura em permanência a "dose certa" de inclusão, controlo e abertura que necessita para sentir-se importante, competente e simpático. É para se sentir bem com ele próprio que o ser humano procura estes elementos. Quanto melhor se sentir com ele próprio mais empático e altruísta se torna. Gostar de si próprio é essencial para colaborar com os outros e obter mais satisfação ao nível pessoal como profissional.
Comportamento Inclusão Controlo Abertura
Sentimentos
Importância Competência Amabilidade
Auto-conceito
Presença
Auto-importância
Auto-determinação
Auto-competência
Auto-consciência
Amor próprio Todos os seres humanos são iguais
Todos os seres humanos