A teoria das relações humanas
O intuito desse trabalho é conhecer a Teoria das Relações Humanas, que se trata do estudo do comportamento humano nas organizações.
Este estudo é pra mostrar como essa relação “Empresa e Homem” é importante hoje em dia para o sucesso profissional de ambos, para esclarecer que os administradores não devem gerenciar “coisas”, mas sim “pessoas”, desenvolvendo o relacionamento interpessoal (Habilidades Humanas), enfatizando os relacionamentos (Homem Social), saber que o homem não deve ser tratado como máquina ou pela sua capacidade física ou fisiológica, mas sim como um ser humano dentro da organização.
A Teoria das Relações Humanas
Abordagem e Teoria
A Teoria das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores.
Com abordagem humanística, essas teorias visam entender como os processos psicológicos e sociais interagem com a situação de trabalho para influenciar o desempenho. Nesta abordagem os administradores voltam suas atenções para o bem-estar, a motivação e a comunicação dos empregados.
Principais características da teoria:
* O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico; * O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica; * Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização.
Principais líderes e defensores
Elton Mayo é considerado o fundador do movimento da teoria das relações humanas, foi professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Harvard.
A experiência de Hawthorne foi realizada entre 1927 e 1932 por Elton e colaboradores da fábrica de Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro Hawthorne e tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionados à luminosidade no ambiente de