A Teoria Das Rela Es Humanas
A Teoria das Relações Humanas criou novas perspetivas para a administração onde o foco enfatizava as pessoas,seus sentimentos e a organização , opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional. Surgiu com a Experiência de Hawthorne, realizada em uma fábrica que possibilitou à organização industrial deixar de lado a antiga preocupação com as estruturas e processos, para dar espaço às questões com as pessoas e suas relações. O foco principal das sociedades cooperativas é ver a organização como um grupo de pessoas, considerando a dinâmica grupal e interpessoal para o desempenho de trabalho em equipe, com o intuito de alcançar os resultados pretendidos. O trabalho analisa as características da Teoria das Relações Humanas abordadas na Cooperativa de Crédito dos Empresários do Município de Guarulhos e Região . Este trabalho trata de uma pesquisa onde é relacionada a abordagem humanista no processo de gestão da Cooperativa.
Palavras-Chave: Teoria das Relações Humanas; Gestão de cooperativas; Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empresários do Município de Guarulhos e Região .
2. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS E AS COOPERATIVAS
A Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas, segundo Stoner e Freeman (1999), surgiu da necessidade de corrigir a desumanização do trabalho. É uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal, os grupos espontâneos existentes na organização, opondo-se à Teria Clássica que focava apenas a estrutura organizacional. Essa escola teve como principal estudioso Elton Mayo. Maximiano (2002) disserta que Mayo considera o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho, segundo a visão da administração científica, do que dos fatores emocionais ou comportamentais. Destes, os mais poderosos são aqueles decorrentes da participação do trabalhador em grupos sociais. A fábrica deveria ser vista como um sistema social, não