A teoria da burocracia
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Teoria da Burocracia
SÃO PAULO/SP
FEV. 2013
AS ORIGENS DA BUROCRACIA
A administração burocrática originou-se na Europa no início do século XX, como alternativa às teorias conhecidas. Buscava a racionalidade técnica para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade.
A burocracia abriu uma nova visão na perspectiva administrativa, com o aspecto institucional completou o escopo da administração, propondo um modelo de aplicação e comparação. A teoria da burocracia veio também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em complexidade. Era necessário também que fosse aplicável não só à fábrica, mas a todas as áreas e formas de atividades das empresas.
Todos os tipos de atividades administrativas utilizam a burocracia, que se resume em um trabalho baseado em papéis e documentos movimentados em sequência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional.
OS ESTUDOS DE WEBER (1864-1920)
Sociólogo alemão, formado em direito, Prof° universitário com formação em história, literatura, psicologia, teologia, filosofia e filologia. Notabilizou-se pela teoria das estruturas de autoridade.
Seu texto considerado mais importante é “Economia e Sociedade” sobre burocracia. “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” foi seu melhor trabalho, publicado em 1930.
A partir de 1940, as condições culturais criaram a necessidade para que Weber fosse reconhecido como um teórico, em virtude do crescimento das organizações, que procuravam uma teoria de organização—o que levou