A teoria da anomia de Robert K. Merton
Antônio Carlos Luz Costa
Professor pela Faculdade Pitágoras, Teixeira de Freitas (BA), e doutorando pela
Universidade de Hamburgo (Alemanha)
A partir de uma alternativa de desenvolvimento para a teoria da anomia de Robert K. Merton, uma hipótese sobre a dinâmica do contexto social em que surgem comportamentos desviantes a normas é elaborada.
Com base em conceitos de Merton, Simmel, Bourdieu e os semióticos, analisa-se: a) posição do indivíduo (classificado ou não de desviante) em uma estrutura que privilegia determinados sujeitos; e b) como se dá esse privilégio. A hipótese de trabalho: do quanto mais capitais (econômico, social e cultural) o indivíduo dispuser, menores serão suas chances de ter uma ação detectada em um campo de detecção de normas e desvios.
Palavras-chave: Merton, teoria da anomia, normas sociais, Simmel, Bourdieu
From an alternative development of Robert K. Merton’s anomie theory, the article Detection field of social norms and social deviance discusses the dynamics social contexts in which behaviors deviate from social norms. From Merton, Simmel, Bourdieu and the semiotics, the article focuses on (a) the position of the individual (classified or not as deviant) in a structure that privileges certain individuals and (b) how this privilege happens. The hypothesis: the more are the capitals
(economic, social, cultural) someone shows, the less are the chances of having the action detected as deviant in a field of detection of norms and deviance.
Key words: Merton, anomie theory, social norms,
Simmel, Bourdieu
Introdução
Recebido em: 03/09/08
Aprovado em: 24/11/08
O presente artigo tem como objetivo fornecer uma alternativa de desenvolvimento para a teoria da anomia de Robert K. Merton e, a partir dela, apresentar uma hipótese de trabalho sobre a dinâmica do contexto social no qual surgem comportamentos desviantes de determinadas normas sociais. O ponto central é