A TEORIA CRITICA ONTEM E HOJE
Introdução
Um grupo de intelectuais é formado na década de 20 na Alemanha. Sua tarefa era a de resgatar a dimensão crítica da filosofia e das ciências sociais através de estudo interdisciplinares que congregavam diversas formas de conhecimento, tal como a sociologia, a psicanálise, a pesquisa empírica, teorias artísticas e obviamente a própria filosofia.
A Teoria Critica Ontem e Hoje
Em 1922 na Turíngia depois de uma semana de estudos marxistas um grupo de intelectuais liderados por Felix Weil como idealizador e organizador desenvolveram a idéia de institucionalizar um grupo de trabalho para documentação e teorização dos movimentos operários na Europa. Já no início decidiram vincular o Instituto que se criaria com uma Universidade, a escolhida então foi a Universidade Frankfurt.
Então em 3 de fevereiro de 1923 nascia oficialmente o “Institut fuer Sozialforschung”.
A partir do ano 1924 o Institut teria prédio próprio, porém vinculado a Universidade de
Frankfurt, embora mantivesse sua autonomia acadêmica e financeira dedicando-se com exclusividade a pesquisa e reflexão.
O primeiro diretor do instituto foi Carl Gruenberg historiador e marxólogo de Viena, onde exerceu o cargo até 1930 simbolicamente, ativamente até 1927, e na sua gestão o instituto criou a revista “O Arquivo da Historia do Socialismo e do Movimento Operário”.
Em 1930 foi substituído por Max Horkheimer filosofo social.
Com a mudança o Instituto passou a ser um verdadeiro centro de pesquisa preocupado com uma analise critica dos problemas do capitalismo moderno que privilegiava a superestrutura.
Outra mudança aconteceu com a criação de uma revista a “Revista de Pesquisa Social” que substituiria o Archiv como novo veículo de produção e divulgação dos pesquisadores e críticos filiados ao Instituto.
Horkheimer foi o editor da revista por nove anos assegurando sua publicação durante todo o