A teoria construtivista: uma nova maneira de pensar a aprendizagem
CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PROFESSORA: MARIA JANINE DALPIAZ RESCHKE
Renato Pereira de Almeida
A Teoria Construtivista: uma nova maneira de pensar a aprendizagem
Gravataí
2007
RESUMO :
A proposta da teoria construtivista consiste em proporcionar ao aluno interagir, pensar, criar. Conhecer o que o aluno pensa e sente torna-se um facilitador no processo de aprendizagem. Baseado no autor Burke, o presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão critica utilizando-se das experiências apresentadas pelo mesmo, bem como dos princípios do construtivismo trazidas por Kamii. Deste modo, procurarei analisar como o professor pode (e deve) mudar sua forma de ensinar.
Palavras – chave: Construtivismo, aluno, professor, aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Este artigo possui como objetivo fazer uma reflexão sobre construtivismo e como está teoria colabora no processo de aprendizagem dos alunos. Apresento primeiramente a noção de escola como construção da modernidade e suas funções sociais, procurando fazer uma reflexão de como a metodologia utilizada em sala de aula muitas vezes pode ser modificada. Através da leitura do livro “O Professor Revolucionário : da Pré-escola à Universidade “ ¹ procurarei fazer uma análise da teoria construtivista apresentada pelo autor por meio de situações vivenciadas pelo mesmo nas escolas, de como modificações de ações cotidianas podem contribuir para a aprendizagem, processo este estudado exaustivamente por Piaget.
____________________
¹ Através da leitura do capítulo 5 “Refletindo sobre experiências” e do capitulo 7 “Uma mudança de paradigma”, foram feitas as reflexões do presente artigo. A ESCOLA E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS
Quando pensamos em escola, muitas vezes imaginamos um espaço