A tentação e a queda
Depois de ser expulso do céu, Satanás continuava procurando um jeito de atingir Deus, de lhe causar desonras e pesares. Ele sentia muita inveja de Adão e Eva, pois os dois viviam muito felizes e em paz no Éden, decidiu então incita – los a desobediência e trazer sobre eles a culpa e o castigo do pecado.
Adão e Eva foram avisados do perigo que os ameaçavam, pois deveriam tomar cuidado com Satanás, não poderiam de forma alguma desobedecer a Deus.
Satanás se disfarçou de serpente, pois esta era uma das mais belas criaturas da Terra. Tinha asas e, enquanto voava tinha uma aparência de brilho deslumbrante. Pousou nos galhos da Árvore Proibida e ficou esperando sua presa.
Adão e Eva estavam trabalhando no jardim, Eva distraída com seus afazeres, acabou se distanciando de e seu marido e quando percebeu estava em frente a árvore proibida, e ali ficou curiosa e admirada com a beleza da árvore.
Eva ficou surpresa quando percebeu que alguém falava com ela, ao invés de fugir do local ficou maravilhada quando viu que era uma serpente.
A serpente continuou a falar e começou a influência – la a comer o fruto da árvore. Tanto falou que Eva não resistiu e comeu o fruto e ainda levou outra para Adão.
Quando lhe contou o que fez, Adão ficou muito triste, tinha consciência de que sua companheira havia desobedecido à Deus e agora tinha que separar daquela que cuja companhia lhe trazia muita alegria.
Deus havia avisado que não deveriam comer o fruto da Árvore Proibida e que se desobedecessem morreriam. Adão não suportaria viver sem Eva, já que ela era parte dele, decidiu então comer o fruto também e morrer junto com ela.
Depois da sua transgressão, Adão começou a se encher de terror, sentindo – se culpado, até o ar parecia resfriar.
Desapareceram o amor e a paz que haviam gozado, e em seu lugar experimentaram a intuição de pecado, um terror pelo futuro, uma nudez de alma e a veste de luz que os cobria desapareceu.
Satanás exultou com seu êxito.