A Televis O E Suas Influencias
2011
A televisão e suas influências
Uma Escola. .. de quê?
Em síntese: A televisão, ao lado de inegáveis benefícios prestados à sociedade, tem sido também uma escola de influências deletérias sobre as camadas menos críticas ou mais desprotegidas da população. Nas páginas subseqüentes vêm apresentados testemunhos e observações de peritos em psicologia, medicina, educação. . . não só do Brasil, mas também do estrangeiro, relativos à repercussão dos programas de violência e pornografia sobre os adolescentes.
Muito se tem escrito sobre a televisão e seu poderoso influxo na formação das mentalidades. Especialmente os programas de violência e erotismo libertino têm sido apontados como fatores deletérios na vida da sociedade; tornam-se escola subliminar de ampla repercussão tanto nos adolescentes como nos adultos.
Eis que a sociedade intitulada "O Amanhã de nossos Filhos" publicou, através da sua Comissão de Estudos, um opúsculo que apresenta os testemunhos de psicólogos, médicos, educadores. . . relativos â influência da televisão sobre as crianças (estas são mais vulneráveis, embora não sejam as únicas vítimas). O livreto "TV, uma 'Escola', mas de quê? Os Efeitos da TV no Aproveitamento Escolar" é precioso, porque apresenta um clamor generalizado, que parte não só do Brasil, mas de outros países, e que é transmitido por pensadores abalizados. Põe em relevo a ação nefasta do abuso da TV, especialmente sobre os telespectadores menos preparados para a crítica.
Dada a importância de tais testemunhos, passamos a transcrever algumas páginas do opúsculo dentre as mais significativas ([1]):
TV: UMA "ESCOLA", MAS DE QUÊ?
No jogo de influências entre televisão e escola, televisão e família, a TV quase sempre tem levado a melhor. . .
O quadro se agrava se considerarmos que estudos científicos indicam um aumento progressivo das horas passadas diante da televisão por parte das crianças brasileiras.
Em recente pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo