A Telemetria1
464 palavras
2 páginas
A TELEMETRIA E AS REDES INDUSTRIAISA técnica utilizada para transladar medições à distância é conhecida como telemetria. Ela nasceu no ambiente industrial, a partir da necessidade de centralizar as informações do processo em um ambiente único a fim de aumentar a eficiência do trabalho. E migrou para outros campos, hoje é difícil encontrar alguma área do conhecimento em que não haja espaço para a telemetria.
Como a telemetria é um processo comunicativo ela se dá mediante a presença de um transmissor, um meio, um receptor e a mensagem.
O processo da telemetria se inicia no transmissor, que recebe o sinal do sensor e o converte em um sinal conveniente ao protocolo de transmissão à distância.
O meio de transmissão é um capítulo especial e importante, e é intimamente ligado ao tipo de sinal. Os sinais pneumáticos necessitam de tubulações para trafegarem e podem ser de 0,2 à 1 bar em países que optaram pelo sistema decimal, ou de 3 à 15 psi em países que adotaram o sistema inglês de medidas.Os sinais eletrônicos podem ser em corrente de 4mA à 20mA ou em tensão de 1V à 5V. Os transmissores eletrônicos podem utilizar como meio de transmissão, um ou dois pares de condutores, sendo que no transmissor a dois fios o sinal transita pelo mesmo condutor que alimenta de energia o transmissor e no outro existe um par de condutores para a transmissão de sinal e outro par para alimentação de energia.
Entretanto, com o desenvolvimento da tecnologia da informação, outros meios puderam ser utilizados tais como par de fios, pares trançados, cabo coaxial, fibra óptica, sistemas de rádio enlace, infravermelho, enlace de satélites etc. Os avanços tecnológicos da eletrônica levaram a aplicação dos microprocessadores aos transmissores e por consequência ao seu comportamento como ente de uma rede de computadores, e assim surgindo as redes industriais nos seus diversos níveis.
Para melhora continuamente a competitividade das empresas torna-se indispensável o conhecimento da quantidade e da