A tectonica de placas e a formação de montanhas
Resumo
Este artigo fala-nos da Teoria da Tectónica de Placas e da Formação de Montanhas.
Uma placa tectónica é uma parte da litosfera. Com o movimento das placas há formação de crusta e ao mesmo tempo destruição. Existem três tipos de limites diferentes: limites convergentes, limites divergentes ou limites conservatórios.
Com o movimento das placas há formação de montanhas. Com a colisão de placas divergentes há ascensão de porções de crusta formando-se as montanhas. Com os processos erosivos formam-se planaltos no topo destas.
Abstract
This article tells you about the Plate Tectonics and the Formation of Mountains.
A tectonic plate is a part of the lithosphere. With the movement of the plates there is crust forming as well as crust destruction. There are three different types of boundaries: convergent, divergent and conservative.
Mountainsare formed with the movement of the plates the collision of divergent platescause rising portions of crust to form mountains. The erosion processes form plateaus on top of these mountains.
Palavras-chave: Placas Tectónicas; Pangeia; Cenozóico; Pré-câmbrico; Escudo.
Introdução
Este tema é importante para percebermos a formação da superfície terrestre como a conhecemos. A tectónica de placas é uma das explicações para a formação de montanhas. Devido ao seu movimento as rochas ascendem à superfície dando origem às montanhas.
Temos como objetivo neste trabalho ficar a saber mais sobre a formação do nosso planeta e da sua constituição.
As Placas Tectónicas
As placas tectónicas são partes da litosfera limitadas por zonas de convergência ou divergência.
As placas da Terra “flutuam” sobre uma camada parcialmente fundida chamada astenosfera. O tamanho da Terra não se altera: a crusta nova produzida é igual à crusta velha destruída.
A Teoria da Tectónica de Placas
Os continentes da Terra podem ter outra disposição para encaixarem uns nos outros como as peças de