A tecnologia e o avanço nos tempos de hoje
Até pouco tempo, quanto mais tempo o trabalhador ficasse em uma empresa, as chances seriam maiores para ele crescer e menor o vínculo trabalhista. Hoje está tudo diferente, o trabalhador não é mais dominante, está mais escolarizado, compete por vagas de trabalho, não há mais garantia de emprego para toda a vida, há muitas pressões para aumentar a sua produtividade na empresa e corre o risco de estar desempregado. O trabalho e o emprego mudaram com o decorrer do tempo. Com isso, as empresas buscam a maior flexibilização do uso do trabalho, implicando na redução de custos e, sobretudo a mão-de-obra, como produzir mais em pouco tempo.
Existem vários fatores que ajudam na contribuição desta realidade do trabalho, a globalização econômica; as transformações no papel dos estados; o crescimento com a participação feminina no mercado de trabalho entre outros. Esse impacto de fatores pode ter ocorrido pelo aumento do desemprego, o crescimento nas relações trabalhistas e a exigência de competências e habilidades. As tecnologias estão avançadas na área de comunicação e informação cada vez mais.
No Brasil, a partir de 1999 as mulheres invadiram o mercado de trabalho, 40% das mulheres trabalham e chefiam suas famílias e cada vez irá crescer mais. Há ainda discriminação entre as mulheres brancas com as negras em relação salarial, projeções indicam que daqui a trinta anos não haverá mais discriminações contra elas.
Com o processo de reestruturação houve impactos negativos, como o aumento do desemprego, mas, houve impactos positivos, como o aumento das competências dos trabalhadores industriais. Os trabalhadores de indústria de ambos o sexo há exigência de escolaridade mais elevada, nisso eles tem muitos benefícios, morar perto do local de trabalho, ter só um emprego, auxílio alimentação, auxílio transporte e a saúde.
As empresas procuram se adequar às novas exigências para garantir presença no mundo globalizado. Com isso, há