A tecnologia e a lógica aplicadas à medicina veterinária
É inconcebível a ausência da tecnologia em qualquer área que atue com a saúde humana. Na Medicina Veterinária, ciência que trata da saúde dos animais, e por conseguinte garantia da qualidade dos alimentos de origem animal, o avanço da tecnologia tem disponibilizado novas técnicas para a excelência da atuação do veterinário.
Novas ferramentas para esse trabalho surgiram, o que consolidou a conveniência entre a tecnologia e a Medicina Veterinária. Nesse ínterim, não podem ser excluídos os conhecimentos da Lógica (entendida como disciplina que estuda o conjunto de regras e princípios que orientam, implícita ou explicitamente, o desenvolvimento de raciocínios para a resolução de problemas) aplicados à Ciência Animal.
Em seu trabalho clínico diário, o veterinário precisa decidir-se sobre diagnósticos e técnicas de prevenção de doenças nos animais. Aliado a equipamentos que facilitem suas decisões, esse profissional deve desenvolver raciocínio lógico e argumentos que corroborem uma conclusão, e não outra, na resolução de um problema.
Como forma de esclarecer a importância da Tecnologia e da Lógica na Medicina Veterinária, esta pesquisa se utilizará de exemplos que corroborem minha exposição. Na primeira parte abordarei as atuações do veterinário e a contribuição da Tecnologia em seu trabalho diário. Num segundo momento, dissertarei sobre o papel da Lógica e os tipos de métodos que esse profissional tem em suas mãos para chegar a conclusões válidas. Por fim, concluirei esta pesquisa apresentando o que pude aprender em todo o seu desenvolvimento.
Capítulo 1: A TECNOLOGIA APLICADA À MEDICINA VETERINÁRIA.
A Medicina Veterinária é um ciência médica que se dedica ao controle, prevenção, erradicação e tratamento de doenças ou qualquer outro dano à saúde dos animais. Garantir a sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal feitos para o consumo humano, assegurando a qualidade e segurança dos estoques de