A tecnologia na educação
Jéssica de Assis Sant´Ana
Introdução
A Revolução Industrial veio para aprimorar o desenvolvimento da educação através da internet visando uma melhor construção do conhecimento.
Os ambientes virtuais de ensino, além de facilitar a aprendizagem, estimulam também à pesquisa, compreendendo e auxiliando uma melhor prática pedagógica, favorecendo tanto aluno quanto professor.
È importante ressaltar que num contexto geral tal avanço modificou toda uma geração, quebrando barreiras dentre distancia, se referindo a espaço geográfico, quanto a do preconceito e da discriminação (xenofobia), “... através da internet podem conversar com outros, em localidades remotas. Podem participar de jogos, gincanas on-line, e atividades programadas que geram mudanças significativas na sua forma de entender o mundo e a realidade que os cerca” (KALINKE, 2003), contudo desmistificando o etnocentrismo por assim se dizer, claro são duas vertentes, junto com tanta inovação veio também o isolamento na rede onde crianças estão deixando de viver a realidade para se transportar a um mundo de idealidade porem irreal.
A tecnologia da informação foi introduzida na educação com o intuito de informatizá-la num aspecto técnico, com aulas de informática, só que os mesmos avanços tecnológicos tomaram caminhos mais profundos e importantes na aprendizagem com perspectivas inovadoras e facilidades no contexto educacional.
Segundo Levy (1993), a informática é uma tecnologia que introduz um tipo de pensamento novo, ela fornece o conhecimento do tipo operacional, em tempo real, oposto ao tempo circular da oralidade e ao tipo linear das sociedades escritas. “Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática” (LEVY, 1993). E afirma também que um modelo digital não é lido ou interpretado como um texto em um livro, pois pode ser explorado com interatividade, e certa autonomia de ação e reação.
Na