A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA MODA
Márcia Rodrigues Harder1
Fernanda Souza2
Resumo
O mercado de moda tende a ser oscilante. Desta maneira identificar e compreender elementos que possam trazer vantagens competitivas pode torna-se essencial para a sobrevivência neste mercado.
Assim, a Tecnologia da Informação ao ser aliado ao mercado de moda depara-se a uma cultura humana enquanto produtora de moda e a forma como a moda comunica esta cultura. Dentro deste contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar algumas possibilidades de utilização de recursos tecnológicos por administradores e designers interessados em obter vantagens competitivas no mercado da moda. Por meio de uma pesquisa bibliográfica compreendemos que: a) o desenho de moda é um dos aspectos mais importantes de dentro do estudo do designer em moda; b) dentre os elementos inseridos no mercado de moda pela Tecnologia da Informação (TI), o computador torna um agente otimizador do processo de desenho de moda; c) tanto o desenho técnico, quanto o desenho conceitual podem se beneficiar com a utilização de recursos tecnológicos como o computador munido de softwares específicos. Entretanto, tornou-se essencial a questão do domínio destes recursos pelo profissional de moda.
Palavras-chave: Computador. Moda. Tecnologia da Informação. Desenho de Moda.
INFORMATION TECHNOLOGY IN FASHION
Abstract
The fashion market tends to be oscillating. In this way identify and understand factors that may bring competitive advantages can become essential for survival in this market. Thus, the
Information Technology to be allied to the fashion market faces a human culture as a producer of fashion and how fashion communicates this culture. Within this context, this paper aims to identify some possibilities of using technology resources by administrators and designers interested in obtaining competitive advantages in the fashion market. Through a literature search to understand:
a) the design