A sociologia, a antropologia e a formação cultural
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2013
A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL
Trabalho de AV 1 realizado para a disciplina de Ciências Sociais, sob orientação do Prof. Adenilson Padovan da Universidade Nove de Julho.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2013
1. “Com a produção industrial, surge na sociedade novos elementos que a deixa mais complexa e com novos e diferentes problemas sociais. A superlotação de pequenas áreas, a massificação do consumo, a exploração do trabalho, a necessidade de instrução formal, a própria expansão industrial...”
Este pensamento acima representa a realidade social das grandes cidades. Desenvolva uma reflexão sobre essa situação e como você vem se preparando para coexistir com esse espaço.
Realmente desde a revolução industrial o povo começou a deixar o interior, o campo, para migrar para as grandes cidades com o intuito de trabalhar na indústria e assim obterem maiores lucros. Hoje em dia essas migrações continuam acontecendo, porém as cidades não estão suportando essa demanda, acarretando em desempregos e pessoas pouco qualificadas para assumirem as vagas disponíveis que necessitam de conhecimentos técnicos. Já aquelas pessoas que não possuem qualificação são exploradas para efetuarem trabalhos a qual não tem uma perspectiva de desenvolvimento e assim obtendo baixos salários, as cidades estão ficando saturadas, por não possuir estrutura para receber essas pessoas e darem condições dignas.
Para que seja evitada essa disputa desigual à necessidade de ter uma boa formação, para assim poder desenvolver profissionalmente e expandir o leque de opções a qual possamos galgar um espaço nessa massa.
2. Sabendo que “a sociologia das organizações vai se preocupar com as inter-relações que ocorrem dentro da empresa, entre empresas e entre