A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: BASE PARA COMPREENSÃO SOCIAL
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE GRADUAÇÃO — SOCIOLOGIA
Nome do(a) aluno(a):
Instituição de Ensino/Locai dos Estágios:
Município: Santiago Estado: Rio Grande do Sul
Turma: Ensino Médio, Polo:
Tutor:
Semestre/Ano: VI semestre / 2011
ARTIGO
A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO:
Base para Compreensão Social
RESUMO
A viabilidade do trabalho com o conhecimento está intimamente dependente das ferramentas e da metodologia que implementa a abordagem sobre os alunos, permitindo a transposição do conhecimento teórico para a prática. O desenvolvimento do Estágio Curricular, que precedeu três importantes etapas de preparação, fez acontecer a prática educativa baseada na disciplina de Sociologia, para uma turma do Ensino Médio, na E.E.B. "Monsenhor Assis", em Santiago/RS. O referido artigo representa a descrição parcial do trabalho desenvolvido e está constituído na apresentação dos saberes que constituem o fazer do professor e na importância da discussão sobre o processo educativo, seguido da amostragem de alguns conteúdos (trabalho, minorias e desenvolvimento sustentável) exercitados durante o estágio e alguns autores privilegiados, e, finalmente, a exposição sobre o significado em si da Sociologia como ciência para explicar a dinâmica social e suas consequências, e, as Considerações Finais.
Palavras-Chave: Sociologia, Estágio Curricular, Dinâmica Social.
1 INTRODUÇÃO
Inicia-se o presente artigo, destacando-se a importância da formação profissional sobre o curso de Graduação em Sociologia, em conjunto com a prática do Estágio Curricular cumprido na Escola Estadual de Educação Básica "Monsenhor Assis", em Santiago/RS.
O trabalho dirigido a uma turma de Ensino Médio remete à reflexão sobre como atingir a eficiência no conteúdo, ao mesmo tempo em que se percebe a necessidade da percepção de mundo e espaço do qual se faz parte, e