A sociologia de durkheim
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”. ( p. 81)
Que características da escola positivistas podemos encontrar nesse texto¿
No texto, quando Durkheim se refere às espécies sociais diz respeito à morfologia social, que faz uma tentativa de dividir os seres humanos como os animais são divididos na biologia.
2- Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciências, Durkheim afirma: “ O sentimento é objeto da ciências, não é critério de verdade cientifica”. (p.31)
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista¿ por que
A verdadeira ciência não deve ser guiada pelos sentimentos pessoais do cientista, pois para que os resultados encontrados nas pesquisas sociológicas sejam tão objetivos quanto os apresentados nas ciências exatas, o sociólogo deveria deixar de lado seus valores pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois estes poderiam distorcer a realidade dos fatos.
3- Quais as características dos fatos sociais para Durkheim¿
São três as características dos fatos sociais. A primeira é a coerção social, que é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, fazendo-os conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. A segunda característica é que eles são exteriores aos indivíduos, pois independem de sua vontade ou de sua adesão consciente. A terceira característica se refere à generalidade: fato social é aquele que se repete em todos os indivíduos, ou pelo menos, na maioria deles.
4- Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais¿
Para um estudo científico dos fatos sociais, os cientistas devem manter certa neutralidade, eliminando qualquer traço de