A sociedade vista do abismo novos estudos sobre a exclusão, pobreza e classes sociais
A sociedade vista do abismo
Novos estudos sobre a exclusão, pobreza e classes sociais.
O Ponto 1
Reflexão crítica sobre o tema da “Exclusão Social”
De José De Souza Martins O autor vai começar falando que o tema exclusão é um dos temas que fazem parte de um conjunto de categorias imprecisas que seriam hoje utilizadas para definir os aspectos mais problemáticos da sociedade contemporânea no terceiro mundo.
Ou seja, essa categoria não consegue dar conta de expressar e explicar as contradições dessa sociedade. Para o autor, do tema exclusão, então, passou-se a incorporar o substantivo excluído pressupondo que se trata de uma categoria social ou sociologicamente identificável nas pessoas e nas relações sociais.
A situação social, ou seja, as contradições e antagonismos vividos, poderia criar nessas pessoas uma certa consciência social da própria situação de exclusão em vivenciam. Mas, que, no entanto não é verificável na pratica. Não é o que acontece.
Ele chega a dizer que “A categoria exclusão não é verificável na prática, na vivencia dos chamados excluídos.” (SOUZA,2002,p.25)..
Um tipo de mentalidade histórico social é criada pela contradição vinda das relações sociais que, por sua vez, parte do atributo do trabalhador assalariado.
Para se ter uma ideia clara, portanto, para José Martins, deve-se verificar se a consciência dos que tem a preocupação com os excluídos corresponde a mesma consciência que os excluídos tem de si e de seus problemas. Saber qual a visão da vítima, sua situação e consciência social.
Quando se pede ao sociólogo que fale dos problemas sociais, deve-se esperar que ele fale, também, sobre a (pp.25) consciência que tem os que querem compreendê-los, mesmo não sendo vítimas deles.
Deve-se verificar se a consciência dos que querem compreendê-los coincide com consciência dos que têm os problemas, a vítima.
Só assim se pode enxergar o modo como a vítima