A Sociedade Primitiva - DIAKOV
”
p.23.
“Os contatos entre os homens e o trabalho coletivo teriam sido impossíveis sem a linguagem” p. 24. “Há cientistas burgueses que afirmam que, desde o começo da sua existência, o homem acreditava no sobrenatural e venerava um Ser Supremo: o Deus... as primeiras idéias do homem estavam apenas ligadasaos processos de trabalho, estando então indivíduo demasiado ocupado na busca da sua nutrição quotidianapara sonhar com a explicação do mundo, sem contar que o pequeno desenvolvimento do seu cérebro oimpedia de conceber noções tão abstratas... Podemos falar do ateísmo do homem fóssil” p. 24. - É da idéia de que atestar a religiosidade do homem de neandertal é complicado.
“Os primeiros testemunhos incontestáveis do aparecimento do culto datam do período seguinte: o paleolíticosuperior” p. 25. “O desenvolvimento gradual das forças produtivas e a passagem para a vida sedentária cimentam acoletividade humana, o que tem por efeito reprimir o individualismo zoológico” p. 26. - A questão do casamento: p. 28.
“Só em fins do paleolíti co inferior o trabalho é dividido em função do sexo: os homens consagram à caça
” p.
29.
“Além disso, o princípio da divisão do trabalho coloca à cabeça da tribo um grupo de anciões detentores daexperiência social” p. 29. “
A medida que se desenvolvem as forças produtivas e a divisão do trabalho, a horda cede o lugar a umaorganização mais evoluída: a forma primitiva da comunidade baseada no clã
” p. 29. “O homem do Paleolítico superior distingue
-
se fisicamente do neandertal” p. 29. “A ciência histórica burg