a sociedade mineradora
A CORRIDA DO OURO
Por volta de 1693, Antônio Rodrigues Arzão descobriu ouro perto de onde hoje é a cidade mineira de Sabará. Nos anos seguintes, foram descobertas novas minas de ouro, como as de Vila Rica, hoje Ouro Preto. Daí o nome "Minas Gerais". Assim que a noticia se espalhou, afluíram ao sertão mineiro milhares de pessoas das mais diversas origens e condições sociais. Vinham de Portugal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e de outras partes território colonial atraídas pela ideia de enriquecimento fácil. Da Africa foram trazidos milhares de negros escravizados para trabalhar na mineração. Ao chegarem na região de Minas, essas pessoas tinham uma desagradável surpresa não havia o que comer, onde morar, e o que vestir...A região começou a ter varias crises de fome porque ninguém se preocupava em plantar ou criar, ocupavam-se apenas com ouro além das pessoas abandonavam as vilas e se refugiavam no mato em busca de raízes e frutas. mas com o tempo a população começou a plantar milhos feijão e criar porcos e galinhas. Com a utilização do ouro como a moeda começaram a comprar de outras regiões aquilo que necessitava.
A GUERRA DOS EMBOABAS
Nos primeiros anos de mineração, ocorreram vários conflitos na região das minas. O maior deles teve origem na disputa pelo ouro entre os paulistas, que o descobriram e os recém chegados(portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil. que queriam explorá -lo. esse conflito teve duração de 3 anos(1707-1709), terminando com a vitoria dos emboabas. Pra controlar melhor a população, o governo fundou vilas nos povoados mais populosos a primeira delas foi a do Ribeirão de nossa senhora do Carmo, em 1711 atual Mariana.
O CONTROLE SOBRE O OURO
O rei de Portugal criou, em 1702 a intendência das Minas, um órgão encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar os crimes praticados na região.
A partir de então, quando o minerador