A Sociedade Medieval
Dividia- se essa sociedade em três ordens: Clero, Nobreza, Servos.
Clero: eles eram responsáveis por cuidar da salvação espiritual de todos, mantinham a ligação de Deus com o Homem e cuidavam também da parte cultural e a educação. O Senhor feudal tinha a posse legal da terra, o poder político, militar, jurídico e até mesmo religioso, se fosse um padre, bispo ou abade.
Os guerreiros (Nobreza): cuidavam da parte da luta. Antes para ser um cavaleiro era necessário apenas possuir uma espada e um cavalo e ganhava em troca o seu feudo e construía sua fortaleza,só que pouco a pouco porém, as exigências para se tornar um cavaleiro foram se tornando mais rigorosas: além de defender o seu feudo e o de seu senhor, ele deveria professar a fé católica e honrar as mulheres. O jovem nobre iniciava a aprendizagem aos 7 anos, servindo como pajem na casa de um senhor, onde aprendia equitação e o manejo das armas. Aos 14 anos, tornava-se escudeiro de um cavaleiro, passando, pelo menos, a seu serviço, tratando de seu cavalo e de suas armas, ao mesmo tempo em que aprendia com ele as artes do combate.
Servos: era obrigado a trabalhar nas terras do senhor durante três dias por semana. Além disso, tinha de entregar ao senhor parte do que produzia para o próprio sustento. O trabalho nas terras do senhor era prioritário: ela tinha de ser preparada, semeada e ceifada em primeiro lugar. Apenas depois de cuidar das terras do senhor, o servo poderia se dedicar às suas plantações.
Eles eram mais numerosos e compostos pelos servos das glebas que por nascimento ou herança dependiam e algum senhor, viviam nas propriedades senhores e eram sujeitos a escravidão
As obrigações dos servos eram:
A talha, imposto pago sobre a produção no manso servil;
A corveia, trabalho compulsório nas reservas senhoriais;
As banalidades, imposto pago pelo uso de instalações pertencentes ao senhor, como forno e moinho.
O cotidiano, mentalidades e aspectos culturais no Período Medieval.
Como o