A sociedade esta se desenvolvendo
O planejamento estratégico é a forma que cada cidade usa para que ela consiga ganhar identidade, e para isso, é preciso de ferramentas, que são os objetos de estudo. Nada mais é que planos que precisam atingir objetivos para resolver problemas.
Algumas cidades resolvem investir no turismo, e acaba fazendo o marketing atraves de propagandas em televisões, e afins. O caso de Barcelona nas olimpiedas de 1992, onde ela se reformulou para o acontecimento, e o que está acontecendo no Rio de Janeiro para as olimpiedas de 2016 também é um tipo de planejamento estratégico, onde a cidade investe em estruturas para que comporte grandes acontecimentos, que atrairá muitos turistas de vários lugares do mundo.
As áreas que mais houve um planejamento estratégico foram em cidades portuárias.
Caso Baltimore: Haviam armazens e as pessoas que trabalhavam com isso perderam seus empregos com a chegada dos conteiners, fazendo com que elas morassem dentro dos armazens, fazendo da região um local de pessoas sem teto, e com o tempo, se tornando perigoso. Com isso foram feitos processos de gentrificação.
Caso Nova York: A área portuária foi ocupada, após a reforma, por artistas e seus ateiês, fazendo com que a região valorizasse
Caso Barcelona: Area portuária praticamente refeita para os Jogos Olimpicos de 1992, sendo a pioneira em fazer um planejamento estratégico (esse, muito bem resolvido por Jordi Borja, Oriol Bohigas
Caso Rio de Janeiro: Houve muitos acontecimentos no Rio de Janeiro de 1990 até os dias de hoje, como a Eco 92 e as Olimpiedas de 2016. Na mesma época em que Barcelona foi repensada, o Rio de Janeiro também contratou os mesmo projetistas para resolver o caso, mas não haviam ofertas de emprego, fazendo com que o plano não desse certo. Como o Rio de Janeiro foi sede no periodo militar, sempre foi bem cuidada, com a criação de vias, parques, etc. Mas assim que o regime acabou, o Rio não passou por grandes reformas.
Livro de apoio “ A cidade