A SOCIEDADE EMPENHADA NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL
A inclusão escolar e social.
2. TITULO:
A sociedade empenhada na inclusão social e escolar.
3. OBSERVAÇÃO:
A inclusão, escolar e social, exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana. É preciso conhecer e entender como a inclusão se efetiva, que mudanças são necessárias para a aceitação dos diferentes.
Deve-se conhecer a posição de educadores e familiares sobre ações de aceitação dos diferentes.As maiores dificuldades estão no não reconhecimento do outro como diferente e na não aceitação dessa diferença.
4. OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Buscar métodos de formação e informação para que a nossa sociedade se movimente para a adaptação e aceitação da inclusão como sendo direito do ser humano.
Objetivos específicos:
Avaliar como os profissionais da educação tem se formado para receber alunos com deficiência.
Buscar exemplos que estão dando resultado de inclusão escolar.
Promover projetos e formação para educadores e pais de deficientes sobre a inclusão.
Identificar as dificuldades e propor meios de adaptação das escolas.
Conscientizar a sociedade por meio de meios de comunicação.
5. JUSTIFICATIVA:
A pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo verificar se os pais, familiares e educadores conhecem os direitos dos deficientes, se concordam com a inclusão escolar e mais do que isso se estão preparados para essa inclusão.
Para Nilza Sanches Tessaro, varias experiências já realizadas sobre essa inclusão tanto professores quanto alunos encontram varias dificuldades envolvidas nesse processo como a discriminação, a falta de infra estrutura das nossas escolas e até da arquitetura das nossas cidades, a falta de capacitação de profissionais envolvidos, mas, sobretudo a falta de conhecimento por parte dos pais sobre a importância e o direito dos deficientes à inclusão social e escolar.
A legislação não prevê a multiplicidade de