A sociedade disciplinar
O autor Michel Focault apresenta vários tipos de panoptismo e apresenta o conceito de sociedade disciplinar, descreva o que há de comum entre eles e conceitue o que é a sociedade disciplinar apresentando suas características.
O controle da peste.
Para Foucault, a formação da sociedade disciplinar está ligada a processos socioeconômicos, jurídico-político e científico mais amplo:
Grande explosão demográfica, necessidade de se fixar a população, multiplicação da população escolar, fabril e Exército, bem como do aparelho produtivo, cada vez mais extenso e complexo.
Jurídico-político: A burguesia assumiu o poder e tornou-se classe dominante ao longo do século XVIII por meio da instalação de um quadro jurídico supostamente igualitário e da organização de um sistema parlamentar/representativo.
O texto começa com a imagem da peste numa cidade no fim do século XVII: introdução de regulamentos, policiamento espacial, espaço recortado, imóvel, ninguém pode sair de casa durante a quarentena.
Olhar alerta em toda parte. Chamadas diárias, de todos os moradores às janelas, para ver quem está doente ou morreu.Cinco ou seis dias depois do inicio da quarentena, começa com a purificação das casas uma por uma.
Ver como isso é diferente do modo antigo de exclusão da lepra:não se trata mais de uma grande divisão binária, mais de separações múltiplas distribuições individualizantes.
Os exemplos do controle da peste e da lepra fornecem os modelos de duas maneiras de exercer poder sobre os homens: o exílio do leproso e a prisão da peste trazem respectivamente, dois sonhos distintos: o de uma comunidade pura, no primeiro caso; de uma sociedade disciplinar no segundo caso.
O que há de comum entre os vários tipos de dispositivos panópticos, retirados de vários lugares e épocas, é o funcionamento de um mesmo mecanismo de poder. O efeito mais importante do panóptico é induzir no interno um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura