A sociedade brasileira nos dias de hoje
A proposta foi desenvolvida na tese de doutorado do economista Alexandre Gori Maia, orientada por Waldir Quadros. O objetivo era criar, com base nos dados gerados, uma nova configuração do espaço territorial brasileiro. A análise levou em conta três elementos básicos – a desigualdade social, a preservação ambiental e o crescimento econômico. Além disso, Gori ressalta que o desenvolvimento econômico deve ser pensado em conjunto com a preservação ambiental e com o bem-estar geral da população.
Ao aplicar esses indicadores à realidade brasileira, o economista chegou a resultados bem diferentes da divisão regional vigente. Com base em uma análise estatística, foram levantados os municípios com perfis mais próximos. Assim, transpareceram grandes disparidades sociais.
“Percebemos que os estados da região Sudeste apresentam discrepâncias entre eles, e também internas”, conta o economista. “Os municípios do Espírito Santo, em sua maioria, e os do norte de Minas Gerais estão bem mais próximos dos localizados na região Nordeste do que a maioria dos do Rio de Janeiro, São Paulo e do centro-sul mineiro.”
Outros desdobramentos
Um dos aspectos centrais da nova análise da estrutura da sociedade brasileira desenvolvida por Gori é a ocupação profissional de cada indivíduo, pois há casos em que profissões com alta remuneração não são as mais valorizadas socialmente. “Em