A situação do idoso no brasil
O envelhecimento é uma questão explorada por pesquisadores e estatísticos por meio de investigações científicas encontradas em literatura nacional e internacional, que revelam a projeção notória desta população de idosos. No panorama mundial, bem como em países em desenvolvimento, a população idosa aumenta significativamente e o contraponto dessa realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disto, a preocupação com esse novo perfil populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequados para essa parcela da população. Isso devido ao fato de que a referida população requer cuidados específicos e direcionados às peculiaridades advindas com o processo de envelhecimento sem segregá-los da sociedade.
Sendo assim, esse trabalho que estou desenvolvendo tem por finalidade discutir sobre a situação social do idoso no Brasil, considerando os aspectos demográficos, epidemiológicos e os aspectos psicossociais com destaque para a aposentadoria, a importância da família, as relações interpessoais e seus direitos garantidos por lei.
A Situação do Idoso Brasileiro
A questão do envelhecimento da população brasileira apresenta diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração à vida em comunidade.
Com o envelhecimento da população aumentam-se os gastos com saúde e assistência médica, altera o mercado de trabalho, modifica a composição e organização da família. Porém é preciso compreender que o envelhecimento é um processo natural, inevitável e irreversível, portanto não deve ser tratado somente com soluções médicas, mas sim por meio de intervenções sociais, econômicas e ambientais.
Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dar-se por mudanças físicas, psicológicas e