A situação da mulher espanhola
A Situação Social da Mulher Espanhola
Que papel social desempenha Dulcinea na sociedade descrita em Don Quijote de la Mancha?
1. Apresentação
Don Quijote de la Mancha é uma novela escrita por Miguel de Cervantes no século XVII e, dentre sua pluralidade de leituras e significações, enquadra uma distinção social na descrição de cada um dos personagens quem compõem a narrativa. Esta distinção não tem relação direta com a classe econômica de cada um, mas o papel que cada um assume enquanto ser social. Em especial, se procurará discernir o papel que desempenha Dulcinea del Toboso a partir das descrições feitas pro Don Quijote a partir do capitulo XIII – no qual o cavaleiro andante descreve a dama para um caminhante.
Para realizar uma análise conversacional das descrições feitas a respeito da personagem e enquadrá-la em um contexto social específico, serão utilizadas fontes de apoio com o objetivo de contextualizar a sociedade da época e de restringir o papel da mulher em tal período. Tais fontes são: “Entre la obediencia y la libertad: una mujer española del siglo XVII” de Teresa Ordorika; “La lente deformante: La visión de la mujer en la literatura de los Siglos de Oro”, de Íñigo Sánchez Llama; “El papel de la mujer en la sociedade española” de Matilde Alonzo Péres; “Perspectivas sobre a situação da mulher no século XVIII” de Maria José Moutinho Santos; e, como objetivo de obter uma base mais teórica, será usado como base o livro “Razones de la Crítica” de Alberto Giordano.
2. O contexto feminino
O ponto de partida da análise de dará na sociedade espanhola do século XVI e por isso, é importante saber que foi somente em 1978 que se estabeleceu o princípio de igualdade e não descriminação no qual as mulheres teriam condições para a liberdade e a igualdade. Entretanto, antes disso a mulher assumia papeis negativos e submissos, no qual chegou até a, de acordo com o livro de Jean Delumenau, “ser olhada durante