A SITUAÇÃO ATUAL DAS LUTAS DE CLASSES
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
A SITUAÇÃO ATUAL DAS LUTAS DE CLASSES
CURITIBA 2015
CLEILI DE FÁTIMA ROSA ROBERTO
EDNA DE SANTANA SANTOS
ELIANA LOPES DA SILVA
NILMARA CAVALCANTE DE ALMEIDA
SÔNIA IZABEL FERREIRA
A SITUAÇÃO ATUAL DAS LUTAS DE CLASSES
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social na Disciplina de Classes, Movimentos Sociais e Serviço Social.
Prof.ª Ms. Adriane Bührer Baglioli
CURITIBA
2015
RESUMO
1. Situação atual das lutas de classes.
Se o capital está em crise ou se entrar numa fase de crise, para luta dos trabalhadores não seria bom.
A classe trabalhadora não teria condições de desenvolver sua luta na defesa de seus interesses, o efeito da crise se reverte em aumento de desemprego e da pauperização e miserabilidade, provocando a exploração capitalista, que retoma as formas de extração da mais-valia absoluta, com aumento da jornada de trabalho, trabalho escravo-por-divida, etc.... na perda de direito trabalhista conquistado, na precarização de política e serviços sociais estatais, e até na perda de direitos políticos e civis. Com os efeitos do aumento do desemprego, passa a desenvolver uma atitude mais individualista e defensiva, até aceitando perdas para garantir o emprego. A crise capitalista não beneficia a classe antagônica, inibe e submete ainda mais ao trabalhador e suas lutas, contribuindo para melhorar condições para o ajuste e as reformas para interesse do capital: O Projeto Neoliberal.
1.1 A reestruturação produtiva golpeia o trabalhador: os impactos nas condições de trabalho, direitos e salários.
A reestruturação produtiva, a automação e a consequente substituição da força de trabalho, a subcontratação e a precarização do contrato de trabalho.
O trabalhador é impactado nas condições de trabalho, direitos e salários, com as privatizações, as reformas da seguridade social, a redução das políticas sociais, todo esses processos causaram conflitos e não teve uma