A Simbologia De Frei Lu S De Sousa
Trabalho realizado por:
André Silva Nº2 11ºE
Algumas curiosidades sobre o autor
Almeida Garret
Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 e morreu a 9
de Dezembro de 1854
Foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, ministro e secretário de estado honorário português. Obras mais importantes:
Camões, Dona Branca, Adozinda , Catão,
Romanceiro, Cancioneiro Geral , Frei Luis de
Sousa, Flores sem Fruto, D’o Arco de Santana ,
Folhas Caída
Simbologia
Leitura dos versos de Camões referem-se ao
trágico fim dos amores de D. Inês de Castro que, como D. Madalena, também vivia uma felicidade aparente quando a desgraça se abateu.
O tempo dos principais momentos da ação sugerem o dia azarento: sexta-feira, fim da tarde e noite (Acto I), sexta-feira, tarde (Acto II), sextafeira, alta noite (Acto III); e à sexta-feira D.
Madalena casou-se pela primeira vez; à sexta-feira viu Manuel pela primeira vez; à sexta-feira dá-se o regresso de D. João de Portugal; à sexta-feira morreu D. Sebastião, vinte e um anos antes.
A numeração parece ter sido escolhida
intencionalmente. Madalena casou 7 anos depois de D. João ter desaparecido na batalha de Alcácer Quibir, o número 7 indica o fim de um ciclo periódico; há 14 anos que vive com
Manuel de Sousa Coutinho, o número 14, 2 x
7, o crescimento de uma dupla felicidade, apresentado como símbolo da relação sexual, do acto de amor; a desgraça, com o aparecimento do Romeiro, sucede 21 anos depois da batalha... O 21 significa, então, a fatalidade perfeita.
Maria vive apenas 13 anos. Na crença popular
o 13 indica azar.