A semana de arte moderna
Memorial Descritivo
Autor Patrícia Schäfer Batista
Prof. Orientador Valéria Conceição Da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (art5041)
03/07/12
1 INTRODUÇÃO
O tema escolhido para o estágio foi à semana de arte moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no teatro municipal de São Paulo tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas, ressaltando alguns dos artistas que participaram do evento.
2 PASSO Á PASSO
O estágio II de Artes Visuais foi realizado na Escola de Educação Básica Vereador Paulo França, situado no Cerro Negro, no município de Ituporanga. A turma escolhida foi a 8°série I.
O estágio teve como tema a ser trabalhado “A Semana Da Arte Moderna”, como o objetivo de conhecer e reconhecer esse importantíssimo acontecimento. Permitindo assim a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto ao tema. Seguindo hábitos e rotinas já formados pela Escola. Também tendo como objetivo desenvolver a criatividade e a imaginação, despertar o interesse do educando sobre o assunto abordado através de atividades, obterem noções de espaço, além de mostrar as diferentes formas de arte em seus tempos. Também demonstrando que nem sempre o novo é bem aceito, mas que ao longo do tempo a semana da arte moderna teve seu devido valor.
Na primeira aula contextualizamos sobre a Semana da arte moderna com uma previa explicação sobre o assunto, citando alguns de seus artistas participantes. Assim na segunda aula eles se dirigiram a sala informatizada para pesquisa de um autor com a sua biografia e a escolha de uma obra para fazerem a releitura em cartolina.
Na terceira e quarta aula, trabalharam na cartolina, fazendo a releitura de cada obra escolhida dentre essas obras foram escolhidas: “o Vendedor de Frutas” e “A Negra”, de Tarsila do Amaral; “O Farol” de Anita Mafalti;Dentre outras de Di Cavalcanti;
Na quinta e ultima aula