A SEGURIDADE SOCIAL COMO INSTRUMENTO PARA O ALCANCE DA DIGNIDADE HUMANA.
O direito natural nasce com os homens, demonstrando assim ser um direito inerente à pessoa humana e, portanto direito universal. Com o passar dos anos, houve uma grande evolução nos direitos sociais e pode se afirmar que essa evolução acompanhou a concepção e Evolução do Estado nos seus períodos de formação, principalmente quanto aos seus fins, de ideologia, organização, políticas e poderes e como esses fins se relacionam com as pessoas, desde seus valores pessoais até suas vidas no social.
Essas transformações deram origem ao Estado Democrático, o qual constrói seu principio fundamental na ideia da dignidade humana. A dignidade humana no âmbito jurídico, traz a ideia da responsabilidade do Estado de proporcionar que o individuo tenha condições mínimas de sobrevivência. E trata-se hoje de um dos princípios fundamentais do homem, elencado na Constituição de 1988.
Todavia, uma das formas do Estado resguardar esse princípio e assegurar alguns direitos humanos, foi criado o sistema da Seguridade social que abrange os direito relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Nesse contexto, este trabalho de pesquisa tem como tema a seguridade social como instrumento para o alcance da dignidade humana, tendo em vista a análise do seguinte problema: A seguridade social é suficiente para atender os requisitos para uma vida mais digna?
Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal analisar se os benefícios da seguridade social são suficientes para alcançarem a dignidade humana.
Ademais, foi utilizada uma pesquisa básica para a elaboração deste trabalho, com o objetivo de explicar o tema seguridade social como instrumento para o alcance da dignidade humana, com o intuito de demonstrar a importância de se respeitar os princípios básicos dos seres humanos, como forma de garantir uma