A segunda Guerra
A Segunda Guerra Mundial envolveu 61 países, com 1,7 bilhão de pessoas que eram três quartos da população do mundo na época.
A Alemanha já possuía uma política fascista/nazista, liderada por Adolf Hitler e na Itália esse partido ganhava muitos simpatizantes e era liderado por Benito Mussolini, que se tornou o” Duce” da Itália, com poderes sem limites.
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O marco inicial da guerra ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia, (E o motivo da invasão alemã à Polônia em 01/set/1939 foi devido os milhares de assassinatos que os poloneses estavam praticando contra os alemães na Polônia nos antigos territórios que eram alemães antes do Tratado de Versalhes de 1919. Constam registros que 58.000 civis alemães foram mortos na Polônia antes do segunda guerra iniciar). De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, por que esses países tinham assinado um tratado Tríplice com a Polônia, que previa que se um desses fosse invadido os outros dois intercederiam. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão). E, isso foi apenas o começo; muitas mortes, tragédias ainda estavam por vir.
Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial
Durante o Estado Novo (1937 – 1945), o governo brasileiro viveu a instalação de um regime ditatorial comandado por Getúlio Vargas. Nesse mesmo período, as grandes potências mundiais entraram em confronto na Segunda Guerra, onde observamos a cisão entre os países totalitários (Alemanha, Japão e Itália) e as nações democráticas (Estados Unidos,