A Saúde dos Militares na Reserva da Força Aérea Brasileira - Uma Nova Abordagem de Gestão
PASCHOAL BALTHAZAR BALTAR DA SILVA
A SAÚDE DOS MILITARES DA RESERVA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA: uma nova abordagem de gestão
Rio de Janeiro
2012
PASCHOAL BALTHAZAR BALTAR DA SILVA
A SAÚDE DOS MILITARES DA RESERVA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA:
uma nova abordagem de gestão
Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia apresentada ao Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra como requisito à obtenção do diploma do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.
Orientador: Cel AV R1 Roberto Lago Gonçalves Leite.
Rio de Janeiro
2012
À Lúcia, Ciro, Laís, Stella e Daniel. Verdadeiros presentes na minha vida. Verdadeiras motivações para sempre seguir adiante.
AGRADECIMENTOS
Aos militares e civis do Quadro de Saúde da Aeronáutica, pela dedicação e esforço conjunto para a consecução do atendimento mais eficiente e humanizado dos nossos usuários, em especial, daqueles que se encontram na reserva.
À Escola Superior de Guerra – Direção, Administração e Corpo Permanente – pela inestimável contribuição para o meu desenvolvimento profissional e cidadão.
Aos meus estimados companheiros do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra / CAEPE-ESG 2012, Turma Programa Antártico Brasileiro, pelos momentos de agradável convívio e inesquecível aprendizado adquirido pela aceitação da diversidade comportamental, que torna cada ser humano único e múltiplo.
À Diretoria de Saúde da Aeronáutica, na pessoa do seu atual Diretor, Major- Brigadeiro Médico Jorge Marones de Gusmão, responsável pelo estímulo para o desenvolvimento de uma nova proposta de gestão de saúde direcionada aos militares da reserva da Força Aérea Brasileira.
Ao Brigadeiro-do-Ar Alex Picchi Izmailov, Assistente da Aeronáutica na ESG, pela forma polida e íntegra