a saude
Fator físico – desenvolvimento corporal.
Fator cognitivo- os processos mentais que estão por detrás do comportamento (memória, atenção, percepção).
Fator psicossocial- homem como bio (pertencente ao modo naturalista, evolucionista, experimental e quantitativa) e como social (o mesmo sofre influência do meio em que vive e desta maneira, ele acaba assimilando algumas características do ambiente onde vive).
A alimentação saudável é característica de bons costumes, mas a influencia da comunidade pode denegrir os bons costumes, fazendo o jovem adulto a fumar, alimentar-se à base de açúcares e gorduras e não de carboidratos. Os hábitos alimentares das classes mais altas não condizem com o consumo da classe baixa. Enquanto a classe alta possui um poder aquisitivo maior a mesma alimenta-se de carboidratos, frutas (alimentos que em geral custam mais caros) e a classe mais pobre alimenta-se mais de gorduras saturadas animais e transgênica, além de açúcar e sódio em excesso. Infelizmente o este tipo de padrão de saúde é regido pela condição financeira. Obesidade epidemia mundial segundo a OMS. A obesidade pode ser hereditária mas a mesma pode desencadear através dos hábitos alimentares. Fumo- aumento de fumantes entre os jovens universitários americanos (localizado gene responsável pelo vício). O uso de álcool está vinculado a “boa vida” e a ser adulto.
Influências Indiretas na saúde - renda, educação e a etnicidade (pessoas ricas vivem mais e pessoas pobres vivem menos).
Os relacionamentos pessoais podem ser vitais para a saúde. Adultos sem amigos ou entes queridos são suscetíveis a uma ampla