a santissima trindade de massacio

593 palavras 3 páginas
A Santíssima Trindade, de Masaccio, foi uma das primeiras pinturas realizadas segundo as regras matemáticas de Filippo Brunelleschi. Trata-se de um grande mural localizado na Igreja de Santa Maria del Carmine (Florença)
Quando Masaccio pintou o afresco sobre a Trindade, tamanha era a perfeição do uso da perspectiva linear empregada por ele, que as pessoas pensavam que havia sido aberta uma cavidade na parede da Igreja de Santa Maria Novella (Florença), e ali fora erguida uma capela. Realmente tem-se a impressão de que é uma capela que se abre para o observador. Masaccio usou as teorias de Brunelleschi para sugerir profundidade numa superfície plana, para que sua pintura passasse a impressão de tridimensionalidade. E essa impressão é tão real que as figuras maciças e simples parecem esculturas, pois inexiste idealização em seus personagens. Tem-se a impressão de poder tocá-las.
A abóbada, as colunas e as pilastras lembram a arquitetura clássica, tão buscada pelos renascentistas italianos.
Na monumental composição da Santíssima Trindade estão representados:
-Deus-Pai
-Cristo na Cruz
-O Espírito Santo (em forma de pomba)
-A Virgem Maria
-São João
Os dois patronos
Deus-Pai encontra-se no plano mais alto, com os braços abertos, sustentando a cruz do Filho nos braços. Entre eles, uma pomba branca com as asas abertas simboliza o Espírito Santo. Em toda a composição só existe um movimento: a Virgem aponta para o Filho crucificado como um pungente gesto, enquanto olha para o observador. São João ergue os olhos para o alto, em direção ao Cristo Crucificado. Os dois patronos da pintura, Gonfaloniere Lenzi e sua esposa, são representados do lado de fora, ambos ajoelhados e com as mãos em postura de oração.
O afresco pintado por Masaccio é visto por muitos como sua obra-prima, pois marca o uso sistemático da perspectiva linear. A obra apresenta três planos:
-No superior, a Trindade (Deus-Pai, Deus Filho e o Espírito Santo);
-No plano médio encontra-se a Virgem e

Relacionados

  • A vida imitando a arte ou a arte imitando a vida?
    460 palavras | 2 páginas
  • Perspectiva na Arte
    2792 palavras | 12 páginas