A Samsung
A Samsung foi fundada por Lee Byung-chul em 1938 como uma companhia de troca. Por três décadas, o grupo se diversificou em áreas como processamento de comida, têxtil, seguros, segurança e varejo. A Samsung entrou na indústria eletrônica nos anos 1960 e na construção, inclusive de navios, por volta dos anos 1970; essas áreas liderariam o crescimento subsequente. Após a morte de Lee em 1987, Samsung foi separada em quatro grupos de negócios: Samsung Group, Shinsegae Group, CJ Group e Hansol Group.
História
O início da Samsung:
Em 1 de Março de 1938, o Presidente fundador, Byung-Chull Lee, abriu uma empresa em Daegu, Coreia, centrada principalmente na exportação, vendendo peixe seco, vegetais e frutas coreanas para Manchúria e Pequim. Em pouco mais de uma década, a Samsung – cujo significado é “três estrelas” em Coreano – tinha já os seus próprios moinhos e máquinas de confeitaria e as suas próprias operações de fabrica e vendas, e a partir destas humildes origens, a Samsung acabaria por evoluir e tornar-se a moderna corporação global que, até hoje, possui o mesmo nome.
Diversificação em Setores e Produtos Eletrônicos:
Durante os anos 1970, a Samsung estabeleceu a base estratégica para o crescimento futuro investindo nas indústrias pesadas, química e petroquímica. Outro impulsionador do crescimento da Samsung foi o florescente negócio de electrodomésticos. A Samsung Electronics, que já era um grande fabricante no mercado coreano, começou a exportar os seus produtos, pela primeira vez, durante esta fase.
Entrada no mercado global:
O final da década de 1970 e o início da década de 1980 representaram uma época de diversificação e de expansão global para os principais negócios de tecnologia da Samsung. Durante esse período, a Samsung reestrutura os antigos negócios e inicia novos, visando tornar-se uma das cinco maiores empresas de eletrônica do mundo.
Competir num mundo tecnológico em mudança:
O início dos anos 90 impôs grandes desafios aos negócios de alta