A Salmonella
Salmonella
A Salmonella é um gênero heterogêneo de bactéria, que pertence a família Enterobacteriaceae, é representada por duas espécies: Salmonella entérica, dividida em seis subespécies e a Salmonella bongori. Sendo a Salmonella entérica mais presente no cotidiano dos seres humanos. Seu nome tem referência ao cientista estadunidense Daniel Elmer Salmon que foi o descobridor da relação de algumas doenças com a bactéria Salmonella.
São bactérias Gram-negativas, suas células tem forma de bastonetes (bacilos), quase sempre são móveis, ou seja, possui flagelos periféricos. São bactérias oxidase negativas e catalase positiva, não são formadoras de esporos, são anaeróbios facultativos que fermentam a glicose, sendo que a sua maioria não fermenta a sacarose nem a lactose. Sua classificação é feita dependendo da estrutura antigênica das estirpes. Os serogrupos dependem do antígeno O e os serótipos dependem do antígeno H.
Sobre os fatores que contribuem para o crescimento e sobrevivência dessa bactéria, as salmonellas conseguem se desenvolver em ambientes com temperaturas entre 7 e 48ºC. São muito resistentes a congelação e não se multiplicam em ambientes com temperatura de refrigeração, conseguem crescer em locais com o ph entre 4,5 e 9,3. O reservatório natural da Salmonella é o trato intestinal de humanos e animais.
Patologias e sintomas
Dependendo da espécie envolvida, a Salmonella pode desenvolver diferentes tipos de doenças e variáveis sintomas.
Gastroenterite: é uma inflamação que envolve os órgãos do sistema gastrointestinal, dura de dois dias a até uma semana, geralmente seus sintomas envolvem febre, náuseas, dores abdominais, diarreias (sem a presença de sangue), perda de peso e apetite.
Febre Tifoide: é uma doença infectocontagiosa, tem um período de incubação de 3 a 56 dias. A taxa de mortalidade desta doença é bem elevada, principalmente em países considerados subdesenvolvidos, por terem condições locais que favorecem o contágio com a