A Roda dos Expostos
APRESENTAÇAO
O trabalho relata como eram tratadas as crianças abandonadas na Roda dos Expostos, que foi introduzida no Brasil durante o período colonial e que somente foi extinta no século XX.
A roda dos expostos era um dispositivo com origem medireview e italiana. Inicialmente era utilizada para manter o máximo de isolamento dos monges reclusos, e posteriormente foi adotada também para preservar o anonimato daqueles que depositam nela bebês enjeitados.
No Brasil, o acolhimento de órfãos através da roda se estabelece no século XVIII. Desde então, pudemos observar recorrentes tensões entre a entidade religiosa e o poder local, principalmente pela obrigação pública de contribuir financeiramente para a manutenção da Santa Casa.
Uma vez recebida pela casa, a criança seria criada por uma ama-de-leite geralmente até os três anos. As amas, mulheres pobres e na maioria sem nenhuma instrução, recebiam um pagamento pelos serviços prestados o que podia prolongar o período de permanência dos pequenos, caso a casa tivesse condições de pagá-la durante esse tempo. Além disso, essa situação dava margem para diversos tipos de fraudes, como mães que abandonavam seus bebês e logo em seguida se ofereciam como nutrizes. Por falta de recursos, a instituição procurava logo empregar os órfãos, tanto como aprendizes no caso dos meninos e como domésticas no das meninas.
A escolha deste tema foi decidida pelo grupo a fim de mostrar aos colegas a falta de comprometimento do Estado, com relação a infância aquela época. Nossa intenção e mostrar que desde aquela época o Estado somente incentiva ações sociais de caráter emergencial, porem não dão estrutura nenhuma para estas instituições se manterem de forma a atender as crianças.
ROTEIRO
Foi introduzida no Brasil durante o período colonial, no século XVIII só existia três rodas, com o decorrer do tempo estendeu-se pelo Brasil e foi extinta no século XIX.
Em 1726 em Salvador, surge a roda dos expostos, onde