A Riqueza das Nações - Capítulo 7
Existem numa sociedade taxas médias naturais dos salários, do lucro e da renda da terra. Quando o preço de uma mercadoria não é maior nem menor do que a soma dessas taxas, também de seu transporte que pode ser o quarto fator, essa mercadoria é vendida pelo seu preço natural.
“O preço efetivo ao qual uma mercadoria é vendida denomina-se seu preço de mercado. Esse pode estar acima ou abaixo do preço natural (...)”. Esse preço é regulado pela proporção entre quantidade dessa mercadoria que é efetivamente colocada no mercado e a demanda daqueles que estão dispostos a pagar o preço natural da mercadoria. Dois tipos de demanda, demanda efetiva e demanda absoluta, exemplo, uma pessoa pobre pode querer uma carruagem de luxo, é uma demanda absoluta, mas não uma demanda efetiva porquanto não poderia ser colocada a venda uma carruagem de luxo para essa pessoa comprar.
Pode acontecer de ser colocada menos mercadoria do que a demanda efetiva, então uma parte dessa demanda estará disposta a pagar mais para tê-la, então começará haver uma concorrência entre os fornecedores e também fornecedores novos pelo aumento do preço, isso fazendo ora aumentar, ora reduzir o preço da mercadoria, essa concorrência será maior ou menor de acordo com a utilidade também. Quando a quantidade da mercadoria é bem maior que a demanda efetiva, ela não pode ser toda vendida pelo valor natural, então o restante deverá ser vendido a um preço menor, de acordo com a utilidade e/ou o desejo do proprietário de desfazer-se dela.
Quando ocorre da oferta superar a demanda efetiva, o preço da mercadoria será reduzido, algum do componente desse preço será pago abaixo da sua taxa natural, se for a renda da terra, o interesse dos proprietários de terra se elevará, se for o salário, o dos empregadores, do lucro, os trabalhadores. “Dentro em breve a quantidade colocada no mercado não será senão a