A Revolução Russa
Origens
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo Cezar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
Motivação dos Trabalhadores
Foi uma combinação entre abuso dos Czares; descontentamento da grande maioria da população miserável; os interesses dos países industrializados como Inglaterra e França; e, o contato e simpatia de novas mentes (como Lenin) aos ideais de Marx e Engels.
Primeira Guerra
Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o Cezar.
Significado
Sovietes : Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́т) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado territóriose, ou mesmo indústria.
Mencheviques :(minoritários) - marxistas ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o czarismo, liderada pela Duma, pleiteando transformações progressivas na sociedade. Entre seus