A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão, perdendo a posse da matéria prima. Esses empregadores passaram a operar maquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção. O trabalho realizado com as maquinas ficou conhecido por maquinofatura.
A revolução industrial ocorreu principalmente na Europa. Até 1850, a Inglaterra continuou dominando o 1º lugar entre os países industrializados. Embora outros países já contassem com fabricas e equipamentos modernos, esses eram considerados uma miniatura da Inglaterra. Se por um lado a maquina substitui o Homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. Na área dos transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor.
As fabricas na Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fabricas eram precárias; ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os empregados chegavam a trabalhar 18 horas e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como férias, auxilio doença, fundo de garantia, etc.
Conclusão
A Revolução Industrial apesar de ter tornado os métodos de produção mais eficientes, ter acelerado a produção, barateado os preços e estimulado o consumo, provocou o aumento do desemprego.
Máquinas substituíram aos poucos, a mão de obra humana. Causou também o êxodo rural, a poluição do meio ambiente, aumento da poluição sonora e crescimento desordenado das cidades.
O desemprego até os dias de hoje é um dos